No dia 10 de fevereiro, o Grão Mestre do GOB-SC, Altair Salésio Rodrigues, acompanhado do Grão Mestre Adjunto, Nilson Manoel de Souza, em um almoço festivo, entregou a Carta Constitutiva Provisória que autoriza a Loja Zur Friedenspalme a iniciar seus trabalhos. Na ocasião, o irmão Salésio reiterou o apoio do GOB-SC para o início dos trabalhos, destacando a participação da Secretaria de Orientação Ritualística, para a difusão deste Rito na cidade de Blumenau.

A Loja foi fundada no dia 18 de dezembro, com a presença do Grão Mestre do GOB-SC, Altair Salésio Rodrigues, e vários Irmãos de Lojas da 5ª Circunscrição e das Lojas Delta de Ingleses e Estrela Matutina, de Florianópolis. A novel Loja do GOB-SC será a primeira Loja do Rito Schröder na região de Blumenau e foi fundada a partir de um projeto de integração idealizado pelo Coordenador da 5ª Circunscrição, Irmão Michel, que congregou 22 Irmãos, representando 09 Lojas da região. Na reunião de fundação, o Irmão Marcio Cercatto, Secretário Adjunto de Orientação Ritualística para o Rito Schröder, apresentou uma palestra abordando os aspectos do Sistema de Ensino Schröder.

Curiosidades históricas

O nome Zur Friedenspalme, (tradução: à Palma ou Palmeira da Paz) é uma homenagem histórica à primeira Loja Maçônica de Blumenau, fundada – segundo alguns historiadores – na década de 1870, pelo Irmão Hermann Otto Bruno Blumenau e os primeiros Irmãos imigrantes alemães, que se estabeleceram na cidade. A pioneira Loja Zur Friedenspalme, que era filiada à Grande Loja de Hamburgo/Alemanha, trabalhou até meados dos anos 1900, quando abateu colunas. A atual Loja Zur Friedenspalme utilizará, além do nome da Loja pioneira, uma versão atualizada de seu brasão. O nome Zur Friedenspalme faz referência à planta palma ou palmeira da paz, comum na região e apreciada pelos fundadores da primeira Loja. Segundo o Irmão José Gonçalves, no periódico Blumenau em Cadernos, de maio de 1978, “a denominação de Friedenspalme evidencia os objetivos e finalidade de constituição da Loja, que era de aparar arestas e promover profundos estudos filosóficos maçônicos.”

Outra curiosidade tem relação com o primeiro Venerável Mestre eleito. O Irmão Rodolfo Rüdiger Neto, que terá a tarefa de conduzir a primeira gestão da Zur Friedenspalme é descendente direto do Irmão Hermann Rüdiger Sênior, comerciante e membro da Loja pioneira.

Os trabalhos da Zur Friedenspalme iniciarão em março de 2022, na primeira e terceira semana de cada mês, às quintas-feiras; a regularização e entrega da Carta Constitutiva definitiva estão agendadas para 05 de maio de 2022. A primeira administração terá além do Irmão Rodolfo Rüdiger Neto como Venerável Mestre, os Irmãos Wilson Hoemke e Robert Hugo, respectivamente 1º e 2º Vigilantes, todos Mestres Instalados, o que já confere experiência nesta primeira gestão.

Via: https://gob-sc.org.br/site/1–loja-do-rito-schroder-em-blumenau-e-regiao–loja-zur-friedenspalme-inicia-atividades/t8QjfKP29HM-3/nta.aspx