Em 2014, na cidade de Curitiba por ocasião do V Seminário Nacional, o Colégio de Estudos do Rito Schröder alterou sua denominação para o nome como era conhecido o maior organizador do Rito Schröder no Brasil, o saudoso e Venerabilíssimo Irmão Antonio Gouveia Medeiros, passando a ser intitulado: Colégio de Estudos do Rito Schröder – Ir Gouveia”. Tem atualmente em sua Diretoria os Veneráveis Irmãos Ari de Sousa Lima, Luiz Roberto Voelcker, João Paulo Deluque Rufatto, Márcio Fleck Cercato e Victor Mello Guimarães Mautone.

         O Colégio foi fundado no Oriente de Florianópolis aos 26 dias do mês de maio de 1997 pelos Veneráveis Irmãos Antonio Gouveia Medeiros, ex-G.M. (†); Gert Odebrecht, ex-V.M. (†); e Friedrich Carl Franzke, ex-V.M., para apoiar as Lojas “Treue Freundschaft” (“Fiel Amizade”, fundada em 03/09/1993) e “Estrela Matutina” (fundada em 29/07/1996) e, mais tarde, ampliou o seu trabalho dando suporte ritualístico para as Lojas do Rito Schröder em todo o Brasil.

         Após o Seminário de Porto Alegre em 1998 decidir que o “Ritual de 1960” seria o Ritual base para as Lojas brasileiras do Rito, o trabalho do Colegiado Diretor voltou-se para a tradução e adequação do Ritual de Schröder de 1960, segundo as instruções da Loja “Absalom zu den drei Nesseln n° 1 (Absalom das três Urtigas n° 1)” do Oriente de Hamburgo na Alemanha. Este Ritual, conhecido como “O Ritual da Absalom”, vigora na maioria das Lojas do Rito em nosso país a partir da tradução dos saudosos IIr. Gerhard Ludwig Reeps e Kurt Max Hauser para a GLMERGS, que foi adotada pela Grande Loja em 1982.

         O Colegiado Diretor inicialmente teve suas reuniões dedicadas à tradução dos escritos em Alemão, procurando estabelecer o real significado de cada expressão, para manter os verdadeiros traçados de sua origem.

         Os Irmãos que compõem o Colégio de Estudos têm participado dos vários Seminários promovidos pelas Lojas Schröder, onde comparecem Irmãos de todo país para discutirem as formas mais viáveis de adoção dos cerimoniais, tendo em vista a unificação de procedimentos, de pensamentos e a fidelidade às tradições existentes, refletidas na maneira de sua execução.

         No trabalho que o Colégio vem realizando, tem sido buscada maior aproximação com as suas origens, bem como a melhor adequação aos antigos usos e costumes, detalhados no tocante as ideias de Friedrich Ludwig Schröder, sendo esta preocupação caracterizada no desenvolvimento estrutural do ritual. Contudo, a busca é incessante, porque o homem e a sociedade evoluem constantemente.

         O Colégio conta com a participação de membros da Maçonaria Alemã, como o Ir. Bernhard Jürgens, ex-Venerável Mestre da Loja Absalom e Mestre Instrutor do Distrito de Hamburgo e do Ir. Hartmut Jentzsch, da Loja Zum Schwarzen Baer (Ao Urso Negro) do Or. de Hannover e membro do Colégio Ritualístico da Grande Loja dos Maçons Antigos, Livres e Aceitos da Alemanha, que não tem medido esforços para atender as nossas solicitações.

         Um dos pilares do Colégio de Estudos do Rito Schröder – Ir. Gouveia – é que somente Mestres Maçons das Potências GOB; Grandes Lojas (CMSB) e Grandes Orientes Independentes (COMAB) sejam aceitos em seu Grupo de Estudos.

         Outro pilar fundamental é que as recomendações oriundas dos estudos e debates do Colégio sejam analisadas pelas Lojas do Rito e, se as Lojas assim o deliberarem, posteriormente levadas ao seu respectivo Grão-Mestre, maior autoridade litúrgica do Rito, para que sejam analisadas e, a critério do Grão-Mestre, homologadas.

Ensinamento do saudoso Ir. Antonio GOUVEIA Medeiros, P.G.M., Fundador do Colégio de Estudos do Rito Schröder:
“O Colégio de Estudos do Rito Schröder é fechado aos Aprendizes e Companheiros porque nele tratamos de assuntos do Rito nos três Graus. Assim também é em razão do respeito pelo Garante (Padrinho) que é o encarregado do ensino ao seu afilhado até que ele alcance o Grau de Mestre. Se abrirmos o Colégio aos Aprendizes e Companheiros, além do descumprimento de nossos compromissos, estaremos também menosprezando o Padrinho. No Rito Schröder a Sabedoria está representada na pessoa do Venerável Mestre que é uma das colunas da Maçonaria. No momento em que ele acende a Vela grande, ele está exteriorizando o seu poder interno. Cabe ao Venerável Mestre a administração do ensino em Loja. Ele tem como seu auxiliar neste mister o Ir. Orador. O Venerável Mestre deve apresentar a cada reunião algo de útil ao aperfeiçoamento moral do ser humano e humanitarismo. Fora de Loja cabe ao Padrinho a orientação do seu afilhado. – Ir. Gouveia (in memoriam).”